Mapa Cultural de Várzea Branca – PI – 2023

A Prefeitura Secretaria Municipal de Várzea Branca, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude, Cultura e Turismo, realiza o cadastro de artistas, agentes, mestre(a)s e grupos culturais para o Mapa Cultura de Várzea Branca-PI.

O que é o Mapa Cultural?

O Mapa Cultural é um instrumento de reconhecimento e gestão da política cultural do município. O cadastro no mesmo permitirá o levantamento, identificação e registro de informações sobre os diversos fazeres culturais, possibilitando um diagnóstico sobre o segmento no Município.

Para que serve? (Objetivos)

O Mapa Cultural visa cadastrar artistas, agentes, mestre(a)s e grupos culturais, com o intuito de atender as legislações e instrumentos legais que necessitam de comprovação da inscrição e homologação dos trabalhadores da Cultura e de quem participa da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais. O cadastro possui também a proposta de fornecer indicadores culturais que irão auxiliar no planejamento e na avaliação das políticas culturais do município. Desta forma, as informações contidas nos cadastros irão servir como fonte de consulta e pesquisa sobre o segmento cultural do município.

A iniciativa do Mapa Cultural também auxiliará no processo de aplicação das Leis Federais de Incentivo à Cultura previstas para 2023 e 2024.

ATENÇÃO: O Cadastro NÃO garante recebimento de recursos.

Inspiração da arte de divulgação./

O mapa de Várzea Branca como um bordado, com as figuras representado a arte e cultura do município (produção de roupas de vaqueiros, requeijão, capoeira, música), no centro do mapa se encontra o monumento da praça, que acolhe os mais diversos eventos da cidade, um sol, marca do sertão nordestino. Dando a volta no mapa se encontra um aro com flores coloridas usado na roda de São Gonçalo, manifestação de grande expressão no munícipio, e por fim o detalhe do pin de localização colorido pra evidenciar a característica de mapa.

Quem pode se cadastrar?

Toda pessoa física residente em Várzea Branca, desde que comprove sua atuação na área cultural. Trabalhadores que participam de cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais (artistas, produtore(a)s, técnicos, curadore(a)s, oficineiro(a)s, mestre(a)s da cultura, professore(a)s de escolas de arte e capoeira, etc.). Podem se cadastrar também: Organizações culturais comunitárias, cooperativas e instituições culturais, grupos, associações, e coletivos culturais.

Por que devo me cadastrar?

Através do cadastro no Mapa Cultural você terá o reconhecimento de sua atuação na área cultural do município. Seu cadastro ficará salvo no banco de dados da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude, Cultura e Turismo, servindo como fonte de pesquisa sobre o seu fazer cultural, facilitando na concorrência de editais, concursos e outros benefícios municipais que possam haver.

Como faço o meu cadastro?

Para se cadastrar no Mapa Cultural de Várzea Branca, o(a) interessado(a) deverá preencher um dos formulários disponíveis nesta página. Logo abaixo você deverá identificar o segmento que atua e se inscrever no formulário próprio, clicando no link disponível.

As informações solicitadas no cadastro abordam desde dados pessoais e as atividades culturais exercidas pelo agente cultural.  Após a inscrição, o cadastro será avaliado pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude, Cultura e Turismo, responsável pelo Mapa Cultural.

Os cadastros estão divididos em 02 segmentos:

  1. Pessoas físicas/agentes culturais;
  2. Grupos/Associações Culturais.

DICAS EXTRAS:

  • Reserve um tempinho na sua agenda só para fazer seu cadastro. Você levará de 20 a 30 minutos para preenchê-lo;
  • Documentos necessários: Foto pessoal (formato 3×4) ou logomarca do grupo, Cópias de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço/residência do agente, e comprovações documentais das atividades culturais que realiza (portfólio, imagens, fotos, documentos, publicações em meios de comunicações);

Observação: Caso você não tenha comprovações documentais da atividade cultural que realiza, haverá o espaço para você descrevê-la de forma auto declaratória.

  • Se durante o cadastro você precisar dar uma pausa, as informações que você já respondeu ficarão salvas.

SEGMENTOS E LINKS DE CADASTRO:

I) Pessoas físicas/agentes: É o trabalhador(a) da cultura que participa da cadeia produtiva dos segmentos artísticos e culturais (incluídos artistas, agentes, contadore(a)s de histórias, produtore(a)s, técnicos, curadore(a)s, oficineiro(a)s e professore(a)s de escolas de arte e capoeira, etc.).

Link para cadastro: https://forms.gle/ffHJ77C5Qip3LR4b7

II) Grupos/Associações Culturais: Conjunto de agentes e pessoas com objetivos e interesses comuns (retrabalham, interpretam e apresentam) e praticam atividades ligadas a cultura: grupos, coletivos, associações, bandas, conjuntos, coral, orquestra, blocos e escolas de samba, grupos tradicionais e populares, folias, sociedades musicais, etc.

Link para cadastro: https://forms.gle/ACtKN5ATvXb2ja3X9

ETAPAS DO MAPA CULTURAL

O mapa cultural terá as consistirá das seguintes etapas:

1)        Divulgação dos formulários para o Mapa Cultural, no site e redes sociais da Prefeitura Municipal, e nas rádios locais e início dos cadastros.

2)        Mutirão de coleta. Neste momento os facilitadores irão ao campo realizar a coleta dos dados nas comunidades da zona rural e pontos estratégicos da zona urbana, tendo em vista a intensificação dos cadastros no Mapa.

Obs.: Será necessária a realização de mais de um dia de mutirão de coleta, conforme a disponibilidade dos facilitadores e necessidade de cobertura de dados.

3)        Consolidação dos dados. Após a aplicação dos questionários, os dados serão consolidados e revisados.

CRONOGRAMA DO MAPA CULTURAL:

Divulgação do Mapa no site e nas redes sociais da Prefeitura e rádios locais09 de novembro
Período de cadastros no mapa09 a 30 de novembro
Mutirões de coleta09 a 30 de novembro
Consolidação dos dados30 a 06 de dezembro